domingo, 29 de maio de 2011

Presidente do Iêmen é acusado de provocar guerra civil



Presidente do Iêmen é acusado de provocar guerra civil

Nas últimas 24 horas, 24 morreram em confrontos; EUA entram em alerta e fazem apelo

Combatentes leais ao líder tribal Sadek al Ahmar montam guarda ao redor de sua casa no bairro de Al Hasaba, em Sanaa 
Fortes combates que deixaram pelo menos 24 mortos foram travados nesta quinta-feira (26) por partidários do mais poderoso chefe tribal do Iêmen e tropas fiéis ao presidente Ali Abudllah Saleh, acusado de mergulhar o país em uma guerra civil.

Em declarações à rede árabe Al Jazeera, o xeque Sadek al Ahmar acusou o presidente de querer "mergulhar o país em uma guerra civil".

- Ali Abdullah Saleh deve sair. Peço aos nossos irmãos árabes, principalmente aos países do Golfo, assim como aos Estados Unidos, ao Reino Unido e à União Europeia, que exerçam pressão sobre Saleh para que pare suas guerras.

Saleh ordenou a prisão do chefe tribal Al Ahmar e de seus irmãos, que se juntaram em março ao movimento de protesto que desde janeiro exige a saída do presidente, no posto há 33 anos.

Diante da espiral de violência, a secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton, exortou "todas as partes" a cessarem "imediatamente" os combates e exigiu novamente a saída de Saleh.

Washington já ordenou que as famílias de seu pessoal diplomático e funcionários não-indispensáveis deixem o Iêmen.


Desde que Saleh recusou renúncia, 68 morreram Sanaa

Os combates na capital Sanaa deixaram 68 mortos desde que eclodiram na última segunda-feira (23), um dia depois de Saleh ter se recusado a assinar um acordo para uma transição pacífica do poder elaborado pelas monarquias árabes do Golfo.

Pelo menos 24 pessoas morreram na noite de quarta (25) para quinta-feira em combates em Sanaa e em sua periferia norte, próximo ao aeroporto, que foi temporariamente fechado, de acordo com fontes oficiais e tribais.

Mas esse registro pode aumentar, já que os socorristas só conseguiram entrar hoje no bairro de Al Hasaba, palco de violentos combates entre forças do governo e partidários de Al Ahmar, o mais poderoso chefe tribal e líder da federação tribal dos Hached.

Manifestantes acampados fogem

Os confrontos causaram a fuga de muitos manifestantes acampados na Praça da Mudança para exigir a saída de Saleh, afirmou Ahmad Abdullah, morador do bairro de Al-Hasaba.

- Os combates foram muito violentos, e não dormi durante toda a noite. Os morteiros explodiam sem parar.

Em outro episódio de violência, pelo menos 28 pessoas morreram em uma explosão em um depósito de munições em Sanaa, que pertencia à tribo dos Al Ahmar, informou uma fonte oficial.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Related Posts with Thumbnails