sexta-feira, 11 de junho de 2010

Desde 2006, ONU aprovou 4 rodadas de sanções contra Teerã

Punições não tiveram sucesso no Iraque e na Coreia do Norte, mas ajudaram a derrubar o apartheid na África do Sul

Não é a primeira vez que o Irã sofre sanções na ONU. Na verdade, a resolução aprovada ontem foi a quarta em cinco anos. Todas as anteriores exigiam mais transparência dos iranianos, acusados de desenvolverem um programa de armas nucleares. Como as outras resoluções fracassaram, o Conselho de Segurança aprovou uma quarta. Analistas, porém, afirmam que o novo texto não interromperá o programa iraniano.

Primeiro, porque as sanções não são duras o suficiente. Como russos e chineses possuem fortes relações comerciais com Teerã, os EUA tiveram de barganhar para aprovar as novas medidas. Em segundo lugar, os países que sofrem sanções costumam encontrar saídas para burlar as restrições. Algumas saídas utilizadas pelo Irã são o uso de empresas em outros países do Golfo Pérsico, a adulteração de bandeiras de navios e a escala em entrepostos, como Dubai, antes de chegar ao Irã.

Não é apenas o Irã que consegue sobrevida após a aprovação de resoluções da ONU. O ditador iraquiano Saddam Hussein sobreviveu a mais de uma década de punições. Os iraquianos conseguiram burlar até a proibição de venda de petróleo, que podia apenas ser trocado por comida. A população empobreceu, mas o regime permaneceu intacto. O ditador caiu apenas depois da invasão americana, em 2003.

A Coreia do Norte, mesmo durante a vigência das sanções, conseguiu realizar um teste nuclear. O regime, um dos mais isolados do mundo, mantém firme o poder, apesar das restrições impostas. E os norte-coreanos, diferentemente dos iranianos, não possuem petróleo.

Além disso, tanto Irã como Coreia do Norte sofrem sanções unilaterais dos EUA, que são bem mais duras do que as quatro resoluções da ONU contra Teerã. O embargo a Cuba, por exemplo, dura quase cinco décadas e não conseguiu derrubar o regime dos irmãos Castro.

Apesar do fracasso na Coreia do Norte e no Irã, a política de sanções funcionou em pelo menos um caso: na luta contra o apartheid na África do Sul. Depois de anos de pressões internacionais, o regime de segregação racial sul-africano terminou e o país se redemocratizou.

Fonte:
Datado a 10 de junho de 2010 -
 http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20100610/not_imp564251,0.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Related Posts with Thumbnails